Na manhã de sábado, o executivo da Junta de S. Domingos de Rana acompanhou a vereadora da Câmara Municipal de Cascais, Joana Balsemão, na iniciativa “Há Festa na Ribeira de Caparide”. Organizada pelo Movimento Azul, a ação voltou a chamar a atenção para a necessidade de cuidar deste troço da linha de água, celebrando a sua biodiversidade e floresta autóctone.
“Caparide, ribeira viva” foi o projeto apresentado por esta associação que mereceu a aprovação do AdaptCascais, fundo criado pela edilidade cascalense para apoiar projetos locais de adaptação às alterações climáticas, mobilizar a sociedade civil para a temática e valorizar a sua participação.
Em 2021, o Movimento Azul e os seus parceiros realizaram cinco grandes ações de limpeza de vegetação invasora, de plantação de espécies nativas e outras ações de sensibilização de adaptação às alterações climáticas com voluntários do concelho.
“Estamos empenhados em promover a renaturalização e requalificação das ribeiras que atravessam a nossa freguesia”, afirmou, na ocasião, o presidente da Junta de S. Domingos de Rana, Fernando Ferreira Marques, apoiando todas as ações que contribuam para melhorar a qualidade de vida no território.