Scroll Top

Prémio Literário “Poemas a João Baptista Coelho”

premio-literario-poemas-a-joao-baptista-coelho

 

A Junta de Freguesia de São Domingos de Rana reconhece o papel estratégico da Cultura na construção e consolidação da identidade da Freguesia.

A disciplina da escrita é, no seu estado mais puro, uma marca. Marca enquanto memória, passagem de conhecimentos ou hábitos. Um acto de resistência no combate ao esquecimento.

Estimula, nas suas várias vertentes, não só as aptidões artísticas e a criatividade, mas também a interacção comunicativa, sendo por isso reconhecida como uma atividade fundamental para a criação, formulação e conservação da identidade local, ampliando o bem-estar e a coesão social.

Com o objectivo de promover, estimular e difundir a escrita e literatura enquanto actividade cultural, a Junta de Freguesia de São Domingos de Rana procura criar condições para que os autores da nossa Freguesia tenham mais e melhores recursos para a criação literária, possibilitando uma maior fruição desta disciplina.

O presente Regulamento define as condições de participação no Prémio “Poemas a João Baptista Coelho” promovido pela Junta de Freguesia de São Domingos de Rana, em homenagem ao poeta local João Baptista Coelho, cuja finalidade é premiar, anualmente, três obras inéditas no domínio da literatura, mas também descobrir novos talentos nesta área. Nos anos pares o prémio será na área do conto e nos anos ímpares na da poesia.

Sendo João Baptista Coelho uma referência na Freguesia e no mundo da literatura, parece-nos merecida a homenagem assim que lhe é prestada, quer pela criação do presente prémio, quer pela criação, a título permanente, de um núcleo expositivo nos Museus de São Domingos, acerca da sua vida.

João Baptista Coelho nasce a 20 de Abril de 1927, em Lisboa. Começa a trabalhar aos 9 anos e, mais tarde, tira o Curso Comercial no Instituto Comercial de Lisboa. Foi nesta área que desenvolveu a sua actividade profissional, como Técnico de Contas, até 1984 quando, por motivos de doença, se reformou.

É após a sua reforma, antecipada, que se dedica à escrita tendo publicado sete livros, artigos e poemas em diversos jornais e outras publicações, em Portugal e no Brasil. Foi distinguido com mais de 1050 prémios (mais precisamente 1062) em concursos literários, dos quais 254 foram primeiros prémios.

Os candidatos que pretendam concorrer ao prémio devem fazê-lo de a 1 a 15 de Maio, por correio electrónico para o email : saodomingos.museus@jf-sdrana.pt e nos termos estipulados no presente Regulamento.

Notícias relacionadas
Clear Filters
CONSULTE O PROGRAMA E INSCREVA-SE AQUI
...





















No próximo Domingo dia 21 de Abril vai-se...