A identificação deste conjunto decorreu no ano de 1912, quando Vergílio Correia (1888-1944), comunicou o achado de uma sepultura romana.
As primeiras escavações decorreram no início da década de 80 do século XX, quando o arqueólogo Guilherme Cardoso, ao procurar a localização da sepultura encontrada por Vergílio Correia, identificou uma vasta dispersão de achados à superfície do terreno.
Em 1985, conjuntamente com José d’Encarnação, iniciam-se as primeiras escavações nas quais são descobertos vários elementos.
As subsequentes campanhas têm permitido aos arqueólogos responsáveis desenvolver vários trabalhos científicos, publicações nacionais e internacionais em diversos âmbitos.
O espólio das peças descobertas não se encontra no local, podendo ser vistas, algumas das mais significativas no Museu da Vila, em Cascais estando, as restantes em depósito arqueológicos.
O percurso interpretativo é feito em passadiço, durante cerca de 40 minutos, por forma a preservar o património do pisoteio. Este percurso é apoiado por explicações em português e inglês, e algumas reconstruções dos edifícios.
Horário: Aberto todos os dias – 10h00 às 18h00
Morada: Rua da Freiria, Polima
Contacto: saodomingos.museus@jf-sdrana.pt