Scroll Top

Projeto Saúde, Tempo e Memória

Com este projeto, o Serviço de Psicologia da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana pretendeu constituir um espaço de escuta e de autoajuda, bem como espaços lúdicos e de criatividade, onde se possa alcançar uma sublimação de processos interiores e assim organização e acalmia emocional.

Neste âmbito, as intervenções realizadas são psicoterapias de apoio e grupos de reflexão.

O envelhecimento da população é um fenómeno de escala mundial, levando a um aumento da importância relativa dos idosos na população total. A população portuguesa não é exceção a este panorama, tendo-se verificado um aumento de 16% em 2001 para 19% em 2011, no que diz respeito à percentagem de idosos. Manter-se-á a tendência para o envelhecimento demográfico em Portugal, projetando-se um aumento considerável do peso relativo da população com 65 ou mais anos de idade, de 15,3% em 2008 para 32,3% em 2060. Como tal, é importante a existência de meios capazes de promover um envelhecimento associado ao bem-estar e qualidade de vida.

Paralelamente a este acréscimo da população envelhecida, tem-se verificado um aumento da prevalência da depressão nas últimas décadas, estando esta a tornar-se num dos principais problemas de saúde nos países desenvolvidos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o transtorno depressivo unipolar foi classificado como a terceira principal causa mundial de encargos relacionados com doença em 2004, prevendo-se que atinja o primeiro lugar em 2030.

Do agravamento destes dois fenómenos, envelhecimento e depressão, surge o aumento da prevalência da depressão no idoso, sendo uma das principais causas dos custos de saúde associados com populações mais envelhecidas.

Neste projeto, o Serviço de Psicologia colabora com o CESPA – Centro Social e Paroquial Nossa Sra. da Conceição da Abóboda e com a Santa Casa da Misericórdia de Cascais, nomeadamente com Centros de Convívio “Os Vinhais”, Abóboda e Matos-Cheirinhos.

Reportar

Detetou algum incidente na Via Pública?