Este projeto foi pensado tendo em conta o contexto em que foi constituído, ou seja, numa autarquia local. Deste modo, era preciso ter em mente mais do que um trabalho individualizado e muito específico, sendo também importante considerar a dimensão social e comunitária. Com uma matriz de pensamento e de ação psicodinâmica, este projeto está subordinado aos seguintes eixos de intervenção: consultadoria e supervisão de casos com os professores; avaliação psicológica; aconselhamentos parentais e aconselhamentos ao casal; acompanhamentos psicoterapêuticos; rastreios na área da Terapia da Fala.
Neste contexto, são muitos os autores que defendem que, ao estudar-se os sintomas associados a esta temática, deve-se ter em linha de conta três realidades: o Meio Social (comunidade e família), a Criança e a Instituição Escolar. É na relação entre estas realidades que podemos estudar os fatores de insucesso e/ou doença, uma vez que qualquer um dos três predispõe ao insucesso escolar e inadaptação social. Desta forma, as intervenções desenvolvidas nesta área pretendem prevenir, minimizar e caracterizar todos os sintomas associados à problemática.
Sabemos que as escolas são ambientes propícios para a leitura emocional das crianças por serem um espaço relacional/social e intermediário entre a família e a sociedade. Dentro da sala de aula e no recreio ocorrem situações significativas, pois as crianças, para além de levarem para a escola os seus problemas emocionais, também levam as suas consequências. Nesta sequência, não nos parece excessivo afirmar que nenhum outro contexto propicia a quem o frequenta experiências e vivências tão essenciais como as que acontecem na Escola. Pela sua singularidade, essas experiências e vivências ocupam um espaço especial no ciclo de vida do indivíduo, porque são estruturantes e determinantes. O modo como o indivíduo sente e vive a escola influencia o presente e o futuro como pessoa, como cidadão e como profissional. A escola é para a criança tão importante como a família e o espaço escolar tão significante como é o espaço familiar. Juntos, estes são partes indispensáveis na preparação de um projeto de vida.
Neste enquadramento, sendo a escola uma instituição de passagem para o uso coletivo, tendencialmente de frequência obrigatória e supostamente possuidora de características promotoras de amadurecimento pessoal e psicossocial, esta requer das crianças/alunos a capacidade de gostar dos outros, de gostar de si próprio, entender-se, defrontar-se e competir com os outros, de estar em grupo, de estar só, de sentir-se autónomo, coeso e estável. Por outro lado, requer também o prazer de imaginar, de simbolizar, do jogo e, sobretudo, o prazer de decifrar o mundo.
No âmbito deste projeto, o Serviço de Psicologia colabora atualmente com a Escola EB 1 de Caparide, Escola EB 1 de São de Domingos de Rana, a Escola EB 1 de Talaíde, a Escola EB1 Padre Agostinho da Silva, o Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo, o Agrupamento de Escolas Aquilino Ribeiro, o Agrupamento de Escolas da Alapraia e o CESPA – Centro Social e Paroquial Nossa Sra. da Conceição da Abóboda.