Scroll Top

Intervenção Comunitária

Numa freguesia com cerca de 60 mil habitantes, 20,36 km2 e com dificuldades de mobilidade, trazidos pela urbanidade e pela construção de 136 áreas de génese ilegal, às quais se juntaram alguns núcleos de ocupação vertical e 16 programas especiais de realojamento, São Domingos de Rana apresenta alguns desafios sociais que precisam de uma intervenção multidisciplinar, localizada, especializada e articulada com a participação cívica de moradores, associações e instituições.

É neste contexto que urge qualificar e consolidar uma política de intervenção comunitária na Freguesia, alicerçada nas necessidades dos bairros/zonas a intervir e dos seus moradores, bem como em parcerias com entidades públicas e privadas.

  • Centros de Convívio – Protocolo com a Santa Casa da Misericórdia de Cascais

Atribuição de apoio financeiro à Santa Casa da Misericórdia de Cascais para o prosseguimento das suas atividades nos centros de convívio da Freguesia: Natael Rianço (Abóboda), Matos-Cheirinhos e Os Vinhais (Tires). Este apoio financeiro insere-se na estratégia de intervenção sénior de São Domingos de Rana, tendo como objetivo apoiar esta atividade social qualificada na Freguesia.

  • Seniores em Movimento – Terapia Ocupacional

Projeto estabelecido em 2016 em parceria com a Unidade Cuidados Comunidade Girassol – ACES Cascais, que visa garantir acesso gratuito a aulas de terapia ocupacional para seniores da Freguesia. Opera atualmente em Outeiro de Polima, na Sociedade Recreativa Outeirense com uma turma semanal e duas em Trajouce, no Centro Comunitário, num total de 63 seniores.

Este avalia o impacto na melhoria da qualidade de vida destes seniores, mais especificamente na avaliação da mobilidade fina, de locomoção e níveis de dependência de fisoterapia pós-trauma.

  • Cuidar da Pessoa com Demência e Seu Cuidador

Projeto que visa a prevenção e o acompanhamento de pessoas com demência, trabalhando também, através de uma terapeuta ocupacional e de uma enfermeira, com os cuidadores informais dos mesmos utentes. O projeto acolhe 10 famílias identificadas por médicos de família do SNS, em articulação com a UCC Girassol.

  • FATOR C – Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC)
O DLBC é um instrumento da União Europeia, enquadrado na Estratégia Europa 2020 e no Acordo de Parceria adotado entre Portugal e a Comissão Europeia – Portugal 2020, e tem como premissa de base uma lógica de proximidade e coesão das comunidades. Trata-se de uma abordagem centrada num território, que se pretende estreitamente ligada ao tecido social, económico e institucional de cada território, pretendendo promover o desenvolvimento, diversificação e competitividade da economia e a melhoria das condições de vida das populações.
Atualmente, possui dois instrumentos de intervenção comunitária e social: o SI2E e o UP2YOUTH. O SI2E é uma oportunidade de financiamento não reembolsável existente para operacionalizar apoios ao empreendedorismo e à criação de emprego, por via do POR Lisboa, em Alcabideche e São Domingos de Rana.
Já o UP2YOUTH é uma oportunidade de financiamento promovida pelo FatorC, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, Junta de Freguesia de Alcabideche e Junta de Freguesia de São Domingos de Rana, que visa estimular nos jovens (dos 14 aos 25 anos) o desenvolvimento de competências transversais, tais como o espírito de iniciativa e a capacidade de resolver problemas, através da implementação de projetos com impacto nas suas comunidades.
Para mais informações consulte aqui.
Reportar

Detetou algum incidente na Via Pública?