Mais de 1540 vizinhos participaram este ano nas mais de 40 atividades organizadas pela Junta de Freguesia incluídas no novo Programa “Seniores, Consigo Sempre”, um programa inovador, que reúne um conjunto muito diversificado e regular de atividades sociais, físicas e culturais como ginástica, arte e cultura, dança, mindfullness, entre outras. Esta iniciativa tem por objetivo a promoção do envelhecimento ativo, o bem-estar físico e emocional da população sénior e o combate à solidão e isolamento social.
O Programa “Seniores, Consigo Sempre” é uma iniciativa inovadora, pensada e desenvolvida pela Junta de Freguesia de São Domingos de Rana. Tem como objetivo a realização de um conjunto alargado de atividades com um calendário regular, nas mais diversificadas áreas, promover estilos de vida saudáveis, o envelhecimento ativo, prevenir a solidão e isolamento social.
Em 2023 foram realizadas mais de 40 atividades diferentes, com a participação de 1.540 vizinhos Seniores.
Através de um estilo de vida saudável, como a prática regular de atividades físicas, sociais e mentalmente estimulantes, é possível proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos “nossos” seniores. É importante destacar que o processo de envelhecimento varia de acordo com cada indivíduo, mas investir no envelhecimento ativo pode contribuir para uma vida mais saudável e gratificante na terceira idade, prolongando a autonomia e independência.
Elaborado pela Junta de Freguesia, o programa “Seniores, Consigo Sempre” nasce da necessidade de promover um estilo de vida mais saudável, o conhecimento e cultura geral, tendo como base uma metodologia inovadora, diferenciada e adaptada às capacidades dos nossos vizinhos.
A definição e implementação das atividades previstas no programa são construídos com o envolvimento da população sénior que tem a oportunidade de sugerir novas atividades e aumentar a regularidade de outras.
Este Programa inclui ainda atividades promovidas pela Câmara Municipal de Cascais no âmbito da Academia da Saúde, e também da UCC Girassol do ACES de Cascais.
Participam no Programa “Seniores, Consigo Sempre” todos os vizinhos seniores que se inscrevam nas atividades bem como os utentes das instituições sociais da Freguesia.
Ao longo do ano de 2023 foram realizadas inúmeras atividades em vários pontos da Freguesia, com destaque:
- Dança Consigo: Um memorável momento de confraternização, alegria e muita vitalidade. O programa Dança Consigo, elaborado em parceria com as coletividades da Freguesia, realiza-se na última sexta-feira do mês das 14h30 às 17h00. A acompanhar há uma banda que toca as músicas conhecidas por todos e que marcaram gerações, fazendo com que todos interajam, conversem e dancem (muito!). São tardes de celebração, convívio e muita animação.
- Passeios Seniores: Oferecendo visitas a locais de interesse histórico, paisagístico e cultural em outras regiões do país, além da parte cultural, o programa também promove momentos de convívio e lazer para os vizinhos. Esta iniciativa pretende criar momentos de diversão, partilha, convívio e lazer entre a população Sénior. No presente ano de 2023 tivemos a oportunidade de visitar o Oceanário de Lisboa, Mérida e Sevilha, Fátima, Évora e Alcaçovas.
- Aulas Sevilhanas e Danças Tradicionais: A dança é uma prática que pode ajudar a estimular e a enfrentar as adversidades da idade de uma maneira mais saudável. Em parceria com a Escola de Dança Sullydance, e a Escola de Dança Lev’Art colocamos o corpo dos nossos Seniores em movimento, de forma prazerosa e completa, ou seja, exercitando o físico, a mente, a agilidade, o raciocínio, desenvoltura, ritmo e harmonia.
- Chikung Terapêutico: Trata-se de uma técnica milenar chinesa, consiste numa ginástica de movimentos harmoniosos, coordenados e de baixa intensidade, que tem como objetivo o a procura do bem-estar físico e mental, contribuindo para o fortalecimento das articulações, ajuda na correção da postura, favorece a qualidade do sono, melhora a concentração entre tantos outros benefícios. As aulas decorreram ao ar livre no Jardim do Lavadouro, em Trajouce.
- Iniciação à Pintura com Técnicas Mistas: Neste workshop, dado por Ju Reino da Costa, na Quinta dos Caniços, os participantes exploraram a pintura sobre tela, com recurso à técnica do stencil, de carimbos e estampagem com elementos naturais, nomeadamente diferentes tipos de folhas. Cada participante criou uma tela com recurso a estes elementos e técnicas. Uma maneira divertida de estimular a atividade cerebral, a coordenação e a concentração.
- Workshop de Iniciação à Modelação em Barro: A modelação é uma das maiores ferramentas da cerâmica, surge como processo transformador por ajuda a fomentar a memória, o desenvolvimento mental e a motricidade fina. Mais uma vez em parceria com a Quinta dos Caniços, o workshop foi dado por Ju Reino Costa, e os participantes exploraram a versatilidade e plasticidade deste material. Esta técnica, permite uma especial ligação à matéria (barro). Cada um criou as suas peças, recorrendo a diferentes técnicas.
- Workshop de Modelação e Roda de Oleiro: No workshop de modelação e Roda de Oleiro, dado por Ana Maló, na Quinta dos Caniços, os participantes exploraram o barro vermelho de Mafra. Numa primeira parte do workshop este material foi utlizado para fazer pequenas peças decorativas e utilitárias. Numa segunda fase, os participantes experimentaram a roda de oleiro, tendo criado uma peça entre pratos, copos, tijelas e vasos. Para além de um momento de lazer, esta atividade ajuda a manter as habilidades psicomotoras, a aumentar a tenção e aprimorar as habilidades técnicas.
- Workshop de Capoeira: Em articulação com a Escola ABADÁ Capoeira. A animação é uma das grandes características da capoeira — uma expressão cultural afro-brasileiro que mistura artes marciais, dança e música. Os participantes, cujos corpos são como que levados por todo o ambiente a mexerem-se, a dançarem e a cantar. Do pé ao braço tudo mexe e são as palmas ritmadas que começam a tomar conta de todos. As atividades são adaptadas à estas faixas etárias, foram recebidas com gratidão e carinho.
- Visitas Culturais:
1. Visita à exposição “Cachimbos & Cartas de Amor” – Exposição de Ilustração de Catarina Sobral: Patente na Biblioteca Municipal de São Domingos de Rana, esteve integrada nas Comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil e do Dia Mundial do Livro.
Catarina Sobral nasceu em 1985, em Coimbra e estudou Design na Universidade de Aveiro e fez um Mestrado em Ilustração no Instituto Superior de Educação e Ciências.
Na visita a “Cachimbos & Cartas de Amor”, onde estavam expostas várias ilustrações e os livros publicados pela autora, fomos guiados por um mundo de fantasia, e deambulámos pela “Greve” dos pontos, pela palavra “Achimpa”, e pelo “Tão Tão Grande” universo da criatividade.
2. Visita à Exposição de Pintura de Pedro Tchen: Patente na Biblioteca Municipal de São Domingos de Rana, levou-nos a uma viagem entre o figurativismo e o abstracionismo.
Pedro Tchen nasce em Lisboa, em 1969. A paixão pela pintura tem sido uma constante ao longo da sua vida. Cursou na área de Pintura e Design (na Escola António Arroio) e às Artes Plásticas (AR.CO). Porém, é na área do desenho animado (curso no estúdio de animação Magic Toons), que tem desenvolvido a sua atividade profissional, tendo colaborado no desenvolvimento de uma curta-metragem e de uma longa-metragem de animação; foi também ilustrador e designer na área de publicidade e é, atualmente, assistente de decoração na produção de programas televisivos. A formação em desenho animado é influência na sua pintura mais figurativa, o que é visível no traço e cor dos personagens e das paisagens que habitam as suas telas.3. Visita à Exposição: Nas entrelinhas, outras linhas. Exposição evocativa da vida e obra de João Baptista Coelho: Nas entrelinhas, outras linhas. Com curadoria da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana, na Biblioteca de São Domingos de Rana, e produção conjunta, é uma viagem pela obra e vida do poeta.
João Baptista Coelho nasceu a 29 de Abril de 1927, em Lisboa. Começa a trabalhar aos 13 anos e, mais tarde, tira o Curso Comercial no Instituto Comercial de Lisboa. Foi nesta área que desenvolveu a sua atividade profissional, como Técnico de Contas, até Março de 1984 quando, com 57 anos, se reformou.
É após a sua reforma, antecipada, que se dedica à escrita tendo publicado sete livros, artigos e poemas em diversos jornais e outras publicações, em Portugal e no Brasil.
O espólio, de cerca de 1100 peças, é constituído por troféus, medalhas, salvas, serigrafias, peças cerâmicas, manuscritos, fotografias, entre outros.
Parte deste espólio integrará a exposição permanente dos Museus de São Domingos, na Freguesia de São Domingos de Rana, juntamente com o documentário sobre a vida e obra de João Baptista Coelho.
A exposição estava dividida em quatro núcleos refletem os principais motes da obra de João Baptista Coelho: Vida, Obra, Hobbies – arraiolos e xadrez e Religião e morte.
A passagem por cada um dos temas foi feita nas palavras do poeta, recorrendo a uma seleção de textos seus, prémios ganhos, entre outros objetos. - Sessões à Conversa: Esta iniciativa tem como objetivo motivar e melhorar a qualidade de vida na terceira idade. Falar sobre temas variados aumenta a vontade de viver destes Vizinhos tão especiais. Estas Conversas são estruturadas de maneira a inspirar quem ouve e vão muito mais além de dinâmicas e palavras motivacionais. Aqui damos destaque à Conversa com Leonilde Henriques, amiga e secretária pessoal de Amália Rodrigues que partilhou a sua convivência diária com Amália Rodrigues.
O Programa Seniores Consigo Sempre contém estas e outras atividades.
Pode consultar aqui os programas relativos aos meses de Abril, Maio, Junho e Julho.
A Junta de Freguesia de São Domingos de Rana está sempre atenta na procura da realização de atividades inovadoras para a promoção do bem-estar e convívio social.
Regressamos com mais atividades no mês de setembro.
Para mais informações: promocao.social@jf-sdrana.pt | 214 549 190