O Fundo de Emergência Social objetivo a criação e definição de regras e critérios de acesso ao Fundo de Emergência Social da Freguesia de São Domingos de Rana (FES SDR). Destina-se a agregados familiares ou a pessoas isoladas, residentes na Freguesia de São Domingos de Rana e em situação económico-social de emergência.
O Fundo de Emergência Social da Freguesia de São Domingos de Rana (FES SDR) segue um modelo descentralizado de governação em plena articulação com as entidades e instituições sociais da Freguesia e demais recursos sociais disponíveis. Esta articulação acontece através da celebração de acordos de parceria com as entidades da Freguesia que procurem envolver-se neste Fundo, e que demonstrem possuir capacidade para o encaminhamento e gestão de casos.
Este modelo de governação baseia-se na constituição de um Grupo para a Emergência Social através de avaliação/supervisão ordinária semestral entre a Junta de Freguesia e as entidades colaboradoras, salvo a necessidade de convocatória extraordinária de articulação entre equipas, a qual poderá ser convocada em qualquer circunstância.
Do Grupo de Trabalho fazem parte as seguintes instituições:
– Junta de Freguesia de São Domingos de Rana;
– Associação de Beneficência Luso-Alemã;
– Associação de Idosos e Deficientes do Penedo;
– Associação de Respostas Educativas e Sociais à Comunidade (ARESC);
– Centro Comunitário de Tires;
– Centro Social e Paroquial de São Domingos de Rana;
– Conferência Vicentina de São Domingos;
– Conferência Vicentina de Trajouce;
– Fundação Champagnat.
Para saber mais pode consultar aqui o Regulamento.