Margarida Simas nasceu em Oeiras em 1981. Aos 4 anos de idade iniciou a sua participação em coros, atividade que nunca mais abandonou até hoje.
Iniciou os seus estudos musicais aos doze anos, na Escola de Música do Conservatório Nacional, escolhendo como instrumento a flauta transversal.
Aos 17 anos começou a dirigir coros, tendo seguido esta área, concluindo mais tarde, em 2004, a licenciatura em Direcção Coral, na Escola Superior de Música de Lisboa. Também estudou Direcção de Orquestra na Academia Nacional Superior de Orquestra. Dirigiu vários coros entre os quais o Coro da Universidade Católica de Lisboa, o Coro da Sociedade Euterpe Alhandrense, o Coro Juvenil Euterpe, o Coro de Câmara da Academia de Amadores de Música, o Coro da Ermida e o Coro Infantil da Ermida, tendo sido membro fundador da Ermida_Associação Cultural, e o Coro Juvenil Cascais-Estoril.
Terminou em 2014 o Mestrado em Música – área de especialização em Direção Coral e em 2021 o Mestrado em Ensino da Música, ambos na Escola Superior de Música de Lisboa. Atualmente é docente de Coro na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e é reforço permanente do Coro Gulbenkian. Dirige o Coral Vozes do Estoril e o Grupo Vocal Discantus, onde tem desenvolvido vários projetos musicais com diferentes repertórios e músicos convidados.