Suly Barrera Risco, natural de Cuba, destacou-se como profissional de dança e fundou a Academia Sulydance, em Portugal.
Formou-se em dança na Escola Nacional de Instrutores de Arte de Havana, na Universidade da Havana e na Faculdade de Motricidade Humana em Lisboa, somando assim, mais de 20 anos no mundo da dança. Integrou a renomeada escola “Ballet Lizt Alfonso” e fundou, aos 16 anos, o grupo comunitário “Raices”, em Cuba, com o qual percorreu a ilha com os seus alunos, mostrando os seus espetáculos em todas as suas províncias.
Em 2009, mudou-se para Portugal, onde criou a “Escola de dança Suly Barrera” (mais tarde Academia Sulydance). A sua academia tem conquistado reconhecimento nacional e internacional, participando em eventos importantes como o Festival Internacional de dança do Porto, o Festival Model and Talent World na Turquia, o Festival Interdança em Leiria, o All Dance Portugal e Vive tu Sueño em Badajoz conquistando sempre pódios.
Com a sua Academia já participou em programas de televisão como “Dança com as Estrelas” da TVI, “Alô Portugal” e “Alô Marco Paulo” da SIC, “GOT TALENT PORTUGAL” e “Rir para ganhar” da RTP1.
Uma das suas missões é promover a dança, para que os seus jovens alunos possam fazer desta arte vida e carreira. Neste momento tem várias das suas alunas a frequentar o ensino superior de dança.
Em 2017 criou o Festival Jovem Internacional de Dança de São Domingos-Cascais onde cada ano participam entre 700 e 800 bailarinos de Portugal e Espanha.
No ano de 2018 cria a Companhia Sulydance com as suas alunas mais antigas, contribuindo significativamente para a promoção da dança em Portugal.
Em 2024, em parceria com a SFRAA abre uma nova sede da Academia na cidade da Amadora, com o objetivo de levar a sua visão da dança a novos lugares. É membro do Conselho Nacional da Dança da Unesco e da IADMS (International Association for Dance Medicine and Science)
Presentemente a Suly estuda no Mestrado em Criação Coreográfica e práticas profissionais da Escola Superior de Dança, pois acredita que a sua constante formação contribui para a sua evolução pessoal e profissional e também para a evolução da sua Academia e equipa.