Teresa Ladeira, 74 anos, foi secretária numa empresa de exportação durante quase 49 anos. Casada, mãe de 2 filhos e avó de 5 netos, a sua maior felicidade é ter a casa cheia e ver todos felizes.
Uma vida muito ativa de trabalho que só estaria completa se essa atividade continuasse. E foi a pensar nisso que em 2020 aceitou o desafio de ser Tesoureira na recém-formada Associação de Moradores da Urbanização Parque de S. Domingos, Janela d’Abraços, mais conhecida por AMU.
Durante o Covid participou mensalmente na recolha de alimentos que a AMU fazia no bairro e bairros vizinhos, e cujos alimentos eram posteriormente distribuídos por famílias da freguesia. Também deu apoio no abastecimento semanal das caixas solidárias que eram distribuídas pela associação. Durante este tempo, e devido à dedicação que colocou no projeto, nasceu a alcunha carinhosa de “Avó Tété”, pela qual ainda é conhecida no bairro.
Atualmente, além da atividade de Tesoureira da AMU, participa num programa de voluntariado que acompanha doentes psiquiátricos para tratamento no Hospital de Cascais. Faz parte de um grupo de caminhadas da urbanização, e foi com esse grupo que conseguiu realizar, no ano passado, uma parte do Caminho Francês de Santiago de Compostela, cerca de 130 quilómetros, com um espírito fantástico de entreajuda único e de grande cumplicidade entre todos os participantes, para conseguirem chegar ao fim.
Sendo do tempo em que as meninas aprendiam a fazer crochet, abraçou um outro projeto: enfeitar com crochet as árvores do bairro. Este projeto tem-lhe dado imenso prazer, pois tem permitido conhecer pessoas lindas, com ideias fantásticas e, pouco a pouco, juntas, vão tornando o bairro mais bonito.
A sua visão de vida é ser feliz e contribuir para a felicidade dos outros.