O salão nobre do Grupo Recreativo e Dramático 1.º de Maio de Tires acolheu, na noite do dia 18 de outubro, o ato de instalação da Assembleia de Freguesia de S. Domingos de Rana para o mandato 2021/2025.
Foi perante uma sala cheia que Fernando Ferreira Marques tomou posse, assumindo as funções de presidente da junta, na sequência dos resultados alcançados pela coligação Viva Cascais nas Eleições Autárquicas. “Um passo histórico na construção de um novo patamar de desenvolvimento da nossa freguesia”, afirmou.
Nelson Morgado, Arminda Oliveira, Jorge Marques, Elizabeth Duarte, Joana Baptista Albarran e Fernando Gonçalves completam a equipa, que “nunca desistiu de S. Domingos de Rana”. Pela primeira vez em 45 anos, a freguesia será governada por “uma maioria progressista, reformista social-democrata, democrata-cristã, liberal, humanista e independente”.
Agradecendo “a todos os vizinhos de S. Domingos de Rana” o apoio que lhe dispensaram ao longo dos últimos oito anos, o presidente da junta aproveitou a ocasião para homenagear dois grandes homens do Grupo 1.º de Maio de Tires, Filipe Figueiredo e Carlos Martinho da Silva, “que muito contribuíram para esta vitória e que sei que estão muito felizes onde quer que estejam”. Em memória dos dirigentes da coletividade, pediu, visivelmente emocionado, uma salva de palmas aos presentes, que corresponderam com uma ovação de pé.
“Basta de fingirmos que S. Domingos não pode ser maior. Basta de fingir que não podemos ser mais. Basta de mediocridade. O tempo é de afirmação, de progresso e de solidariedade”, afirmou o autarca no seu discurso, assegurando que assumirá, juntamente com os demais elementos do novo executivo, “a responsabilidade de responder à esperança que em nós depositaram milhares de eleitores, dispostos a contribuir para nos ajudar a melhorar a sua qualidade de vida”.
Na cerimónia de tomada de posse dos órgãos de S. Domingos de Rana, onde foi cantado o hino nacional, foram ainda eleitos para a mesa de assembleia de freguesia Rafael Ribeiro Neto como presidente e Ana Carina Pais e Hugo Fernandes como secretários.
Assista ao vídeo.